quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GEOGRAFIA DA RELIGIÃO: ORIENTE MÉDIO


           Trabalho de Geografia           
                         Oriente Médio

Introdução:

O Oriente Médio é a região no sudoeste da Ásia (leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico), com trechos desérticos e semidesérticos, onde a biodiversidade é baixa. Nas áreas mais úmidas, próximas aos rios, a atividade humana floresceu – desde a antiguidade, com a civilização Mesopotâmica, Judaica, Cristã e Islâmica.
Compreende os seguintes países: Jordânia, Iraque, Kuwait, Omã, Qatar, Irã, Afeganistão, Síria, Líbano, Israel, Turquia, Iêmen, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Palestina e Emirados Árabes Unidos – área de grandes bacias petrolíferas.
A população é de cerca de 270 milhões de habitantes: árabes, turcos, persas, judeus e curdos. Dessa mistura de etnias, surgem os principais conflitos de ordem religiosa, territorial (incluindo a luta por água) e econômica (por causa do petróleo).

Desenvolvimento:

São Paulo – O embaixador brasileiro na Jordânia, Sergio Nabuco, afirma que o desenvolvimento do Oriente Médio foi brutalmente interrompido pelos atentados de 11 de setembro. "A atmosfera geral da região se transformou completamente. O que estava em franco processo de lorescimento com a construção de grandes hotéis, cinemas, teatros aguardando o crescimento do turismo, está parado". Segundo ele, a situação se agravou com a invasão do Iraque pelas tropas americanas e com a resistência que eles estão encontrando para reestruturar o país.

O diplomata, que também responde pelas questões administrativas da embaixada brasileira no Iraque, diz ter a impressão de que os Estados Unidos não calcularam bem as ações do pós-guerra e que os soldados norte-americanos estão surpresos com as reações da população e das milícias.

Nabuco salienta a importância de se buscar um plano de pacificação para o Oriente Médio, embora considere essa questão "extremamente complicada". "Chegamos a um novo impasse com a questão do muro de defesa que está sendo construído pelos israelenses. Acredito que é preciso um outro enfoque para o problema, o que eles não estão conseguindo encontrar" destaca o embaixador.

Conclusão:
Nós entendemos que no Oriente Médio encontra-se a maior riqueza mineral da Ásia: o petróleo. Ali estão os principais lençóis petrolíferos do globo, porém a exploração desse recurso está voltada basicamente para o abastecimento do mercado externo. Esse fato decorre das características econômicas desses países que, não sendo países industriais, não apresentam demanda interna que utilize toda essa matéria-prima.

Como exportadores de um produto essencial na manutenção do desenvolvimento e equilíbrio econômico mundial, os países do Oriente Médio sentiram de perto as pressões das companhias estrangeiras, muito interessadas no controle cada vez maior da exploração dessa fonte de energia - 60% das reservas mundiais. Daí, surgiu um organismo internacional muito forte, criado no Iraque em 1960: a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

BIBLIOGRAFIA:

Alunos: Geisiane : Thayna  Brenda : Yasmin :  Rafaela
Numeros : 37:38:36:26
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário