segunda-feira, 21 de novembro de 2011




Trabalho de geografia
Tema : Geografia da religião – Mundo ocidental 


O mundo ocidentalcivilização ocidental ou simplesmente Ocidente (Latimoccidens -pôr do sol, oeste, como distinto do Oriente), é um termo que pode ter vários significados, dependendo do seu contexto (por exemplo, o período de tempo, a região ou a situação social).[1]Assim, a definição básica do que constitui "o Ocidente" varia, expandindo e contraindo ao longo do tempo, em relação às diversas circunstâncias históricas.
O conceito de Mundo Ocidental tem suas raízes na civilização greco-romana na Europa, no advento do cristianismo e no Grande Cisma do Ocidente, no século XI, que dividiu a religião em duas metades: Oriental e Ocidental. Na era moderna, a cultura ocidental tem sido fortemente influenciada pelas tradições do Renascimento e do Iluminismo, e moldada pelo colonialismo expansivo no século XVIII e XIX. Seu uso político foi temporariamente usado pelo antagonismo com o bloco soviético durante a Guerra Fria, em meados para o final do século XX. No contexto contemporâneo, político e cultural, o mundo ocidental em geral, refere-se às nações da União Europeia, os Estados Unidos,CanadáAustrália e Nova Zelândia. Muitas vezes também inclui-se partes da Europa Central, a América LatinaIsrael e a África do Sul como integrantes do mundo ocidental. Origem
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/22/Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg/170px-Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
http://bits.wikimedia.org/skins-1.18/common/images/magnify-clip.png
Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Este desenho famoso virou um símbolo das mudanças nas culturas ocidentais durante oRenascimento
De origem, a expressão indicava as áreas da Europa tradicionalmente católicas ou protestantes.
A diferença entre o Ocidente e a sua contrapartida Oriente é mais velha: no Império Romano ja havia diferença entre a parte ocidental latina e o parte oriental, dominada pelos gregos. A separação do Império Romano em uma parte Ocidental e uma parte Oriental em 395 e o cisma de 1054 também reforçaram esta diferença.
Com a expansão do cristianismo na Europa, a diferença foi levada às outras partes da Europa. Por exemplo, a Rússia e a Bulgária foram convertidas a partir de Constantinopla e fazem parte do Oriente, enquanto os irlandeses e os neerlandeses pertencem ao Ocidente. Depois da Idade Média, o Ocidente foi caracterizado por um grande número de correntes de desenvolvimento, tais como o Renascimento, oIluminismo, o Protestantismo, o Humanismo, etc.
[editar]Introdução
É consenso que o Ocidente teve origem no norte e leste do Mediterrâneo, com a Grécia antiga e a Roma antiga. Com o tempo, seus impérios associados cresceram primeiro para o leste e para o sul, conquistando e absorvendo muitas grandes civilizações mais antigas; depois, cresceu para o norte e para o oeste incluindo a Europa Central e Ocidental.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/V%C3%A4steuropa-karta.png/250px-V%C3%A4steuropa-karta.png
http://bits.wikimedia.org/skins-1.18/common/images/magnify-clip.png
O território ocidental da Europa de acordo comHuntington. O mapa representa o Oriente Ortodoxoe o Ocidente cristão (católico-protestante) do Ocidente. Através dos séculos, o Grande Cismacausou diferenças determinantes na estrutura social, nas formas dominantes, no domínio das tecnologias aplicadas e desenvolvimento econômico, na filosofia e na ética, na arquitetura, nas finas artes e no vestuário.
Outros historiadores, como Carroll Quigley (Evolução das Civilizações), sustentam que a civilização ocidental nasceu por volta de 400 d.C., após o colapso total do Império Romano do Ocidente, deixando um vácuo para o florescimento de novas idéias que eram impossíveis nas sociedades clássicas. Em qualquer ponto de vista, entre a queda do Império Romano do Ocidente e o Renascimento, o Ocidente experimentou um período de declínio considerável,[2] conhecido como a Idade Média, que inclui a Idade das Trevas e as Cruzadas.
O conhecimento do mundo antigo ocidental foi parcialmente preservado durante este período devido à sobrevivência do Império Romano do Oriente, que também foi expandido pelo Mundo Árabe,[3] e principalmente pela ascendência concorrente da Era de Ouro do Islamismo.[4] A importação árabe, tanto de antigas quanto de novas tecnologias a partir do Oriente Médio e do Oriente para a Europa renascentista representou "uma das maiores transferências tecnológicas na história do mundo."[5][6]
Desde a Renascença, o Ocidente evoluiu além da influência dos antigos gregos, romanos e muçulmanos devido às revoluções Comercial,[7] Científica[8] e Industrial,[9] à expansão dos povos cristãos dos impérios da Europa Ocidental e, particularmente, à abrangência dos impérios europeus dos séculos XVIII e XIX. Desde a Era dos Descobrimentos e de Colombo, a noção do Ocidente se expandiu para incluir as Américas, embora grande parte das Américas tenham tido uma considréval influência pré-cultural ocidental. A maioria dos países da América LatinaAustrália e Nova Zelândia são considerados parte da cultura ocidentaldevido ao seu estatuto anterior de colônias de impérios da Europa Ocidental. Em geral, o consenso atual seria localizar o Ocidente, pelo menos, entre as culturas e povos da Europa,América do Norte (ou seja, CanadáEstados Unidos e México), a maioria dos países na América do SulAustrália e Nova Zelândia. Há um debate entre alguns se a Europa Oriental poderia ser colocada em uma categoria própria. Culturalmente o Leste Europeu é geralmente aceito como parte do "Ocidente", principalmente por causa da sua localização geográfica e pelos laços culturais com o restante da Europa. No entanto, a região não preenche os critérios econômicos tradicionais de padrão de vida que se associa com "o Ocidente".[10]
Quando se refere a acontecimentos atuais, o termo "mundo ocidental", muitas vezes inclui[carece de fontes] os países desenvolvidos da Ásia, como o JapãoSingapuraTaiwan e Coreia do Sul, que têm fortes laços econômicos, políticos e militares com a Europa Ocidental, a OTANEstados Unidos. Embora esses países tenham considerável influência e semelhanças com a cultura ocidental, eles ainda mantêm tradições muito distintas do Ocidente em religião (embora o Cristianismo seja uma religião importante na Coréia do Sul), idiomascostumese visões de mundo que são produtos do seu próprio desenvolvimento indígena, ao invés de apenas serem frutos das influências ocidentais.
Japão e Coréia do Sul, em particular, são os únicos membros asiáticos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE) e são as duas principais democracias plenas na Ásia, tendo um alto padrão de vida e um elevado nível de desenvolvimento humano.
Definições
Hoje em dia, usam-se várias definições para o Ocidente:
  • Definição clássica
  • Culturas dominantes desde a época colonial
  • Países da OTAN durante a guerra fria.
  • Países ao ocidente da Ásia
  • Definições de governos
Definição clássica
A definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também as Américas e a Oceaniae, em parte, também a África do Sul.
Culturas dominantes desde a época colonial
A expressão Mundo Ocidental às vezes refere-se ao grupo de países que alcancaram a hegemonia desde a segunda parte do segundo milénio. Nesta definição estão incluídos a Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá.
Países capitalistas durante a guerra fria
Durante a Guerra Fria, a expressão "Mundo Ocidental" se referia de maneira muito genérica aos países capitalistas desenvolvidos. Esta definição inclui os Estados Unidos, o Canadá, a Europa Ocidental, a Austrália, a Nova Zelândia, e também o Japão e Israel.
Ocidente e oriente em 1980, definido pela Guerra Fria.
Definições de governos
Definições de governos servem um alvo legal e administrativo. Às vezes, elas têm pouca relação com definições que foram apresentados acima. Por exemplo, o governo dos Países Baixos considera os imigrantes da Indonésia (uma ex-colônia holandesa) como imigrantes ocidentais.
Nome : Caroline Sanchez Gonzalez Valle n.8
Kiany Alves Silva n.26
Fabiana de Jesus Oliveira n.13
Série : 8 D 


Nenhum comentário:

Postar um comentário